Porto Velho, RO – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (9) o reajuste anual da conta de luz. Em Rondônia, os consumidores residenciais terão um aumento de 14,64%, enquanto indústrias e comércios pagarão 18,49% a mais. O novo valor começa a valer a partir da próxima sexta-feira, 13 de dezembro.
Segundo a Aneel, o aumento foi provocado principalmente pelos custos de compra, distribuição e transmissão de energia. Também entraram no cálculo os encargos setoriais, que financiam políticas públicas do setor, e ajustes financeiros de processos tarifários anteriores.
O reajuste anual corrige os custos da distribuidora pela inflação (usando índices como IPCA ou IGP-M), descontando o Fator X, que é o repasse dos ganhos de eficiência da empresa para o consumidor. A cada quatro ou cinco anos, ocorre uma Revisão Tarifária Periódica mais completa, que analisa todos os custos e define metas de qualidade.
Os custos de compra, transmissão, impostos e taxas governamentais são repassados diretamente para a tarifa do consumidor final.
Foto/reprodução
